Inaugurada a 23 de Novembro de 2013 na Moita, a Casa dos Marcos é o concretizar do maior projeto da Associação Raríssimas, instituição cujo objetivo é ajudar pessoas portadoras de doenças raras. Nascida do sonho de um menino inspirador, a Casa dos Marcos foi pensada não só como um lar para todos os que têm patologias raras, mas também para apoiar os seus familiares, amigos e cuidadores. Marco, portador de Síndrome de Cornélia de Lange, pediu um dia que se construísse uma escola para ele: o menino acabou por falecer antes de ver concretizado o sonho, mas hoje outros “Marcos” podem usufruir deste projeto pioneiro em Portugal.

Com uma resposta e um modelo de assistência inovadores, a Casa dos Marcos presta todos os cuidados necessários aos doentes portadores de patologias raras disponibilizando um conjunto de serviços especializados que integram valências sociais e de saúde num mesmo edifício. Assim sendo, a Casa dos Marcos dá apoio social aos doentes e seus familiares através do Centro de Atividades Ocupacionais, do Lar Residencial e da Residência Autónoma.

Já na área da saúde, uma das maiores apostas da associação, destacam-se a Unidade Clínica de Ambulatório, A Unidade de Internamento e a Unidade de Medicina Física e de Reabilitação, nas quais uma equipa de profissionais de saúde qualificados e empenhados diagnostica, intervém e acompanha a evolução dos utentes.

A Unidade de Investigação, o Departamento de Formação e a helpline Linha Rara fazem também parte da oferta e dos serviços disponíveis. A sala Snoezelen é outra das mais-valias da associação. Nesta sala, os utentes são estimulados sensorialmente promovendo o seu relaxamento e a diversão para diminuir a ansiedade e a tensão. A possibilidade de controlar o ambiente multisensorial permite que cada utente tenha uma experiência única adaptada à exploração e estruturação do seu mundo.

Se quiser saber mais sobre esta associação, ou se, tal como o Banco Finantia deseja contribuir de alguma forma para esta causa entre na página http://casadosmarcos.rarissimas.pt/. Descubra aqui como pode ajudar através de donativos, fazendo-se sócio ou voluntário.