Como não poderia deixar de ser, Serralves preparou um programa imperdível para 2017: a Fundação recheou os quase 365 dias do ano com exposições de artistas da atualidade e jovens emergentes, música, dança e muitas surpresas. Em seguida apresentamos-lhe os eventos que você e a sua família não vão querer perder!

Álvaro Siza Vieira e as Visões de Alhambra

Estávamos em 2011 quando Siza Vieira venceu um concurso para a criação de um novo acesso e centro de visitantes para o Complexo de Alhambra. E é precisamente a isto que os visitantes de Serralves terão direito: um conjunto de desenhos, esboços, maquetas e cinco filmes vão trazer ao de cima aquele que foi um dos desafios mais importantes da carreira do arquiteto.

A reter na memória ficam outros nomes bem-sonantes como o da pintora Julie Mehretu, do português Jorge Pinheiro e de um talento jovem em bruto como o de Ana Manso. E claro, não nos podemos esquecer que a exposição de Joan Miró estará em Serralves até meados de junho!

As artes performativas vão invadir a Fundação

O Festival Dias da Dança chega em abril e maio e poucos meses depois Serralves prepara-se para receber de braços abertos uma das mais importantes coreógrafas da Europa, Alexandra Bachzetsis, que irá presentear todos os amantes de Serralves com um programa duplo no Auditório. Depois será a vez de Yvonne Rainer: uma das mais conceituadas coreógrafas do mundo vai deslumbrá-lo com a estreia em Portugal dos seus Early Works.

Há jazz no Parque

Pelo 26º ano consecutivo e no mês de julho, como é habitual, a música jazz vai pairar no ar. E o melhor é que este ano poderá contar com parcerias inéditas entre artistas nacionais e internacionais que em conjunto vão dar o seu melhor ao longo de três concertos em estreia absoluta. Outra novidade é a presença de Mark Fell: em novembro prepare-se para um verdadeiro espetáculo de música baseado em algoritmos! Curioso, não é?

Festa de Outono

Serralves volta a ser palco de um dos eventos mais esperados do ano: a Festa de Outono realiza-se durante dois dias – 23 e 24 de setembro – e a Fundação convida todas a famílias a celebrar a chegada da nova estação com várias tradições e costumes alusivos. Além disto, estão previstas oficinas educativas, música, dança e muita ciência à mistura para dar um toque especial a este fim de semana que está planeado para visitantes de todas as idades.