A organização é um elemento chave no dia-a-dia de qualquer trabalhador. No entanto, quantos de nós se vêem por vezes assoberbados com a quantidade de e-mails recebidos? Pois é, talvez esteja na hora de deixar-se de desculpas como “vejo depois” e tomar as rédeas da situação – ou da sua caixa de entrada! Nós ajudamos.

Abrir e eliminar

Estes são dois verbos obrigatórios no que toca à feliz gestão de uma conta de e-mail. E não, não é algo impossível de fazer! Em primeiro lugar, estipule um horário para esta tarefa e não tenha pressas: experimente, por exemplo, criar pastas e etiquetas que facilitem a sua rotina diária laboral – é uma boa ideia separar a sua vida profissional da sua vida pessoal. Ou simplesmente utilize uma aplicação que o ajude a dividir as suas mensagens por diferentes categorias, filtrar os assuntos, eventos e sincronizar tudo com a sua agenda.

Por outro lado, estipule um dia para eliminar tudo o que não lhe faz falta. Comece pelo chamado spam: quer se tratem de newsletters ou outras subscrições, seja honesto consigo próprio e defina se realmente precisa de continuar a receber e-mails sobre eventos, produtos ou empresas aos quais nunca presta atenção. Da mesma forma, verifique as mailing lists a que pertence: será que é mesmo necessário estar incluído em todas as comunicações de todos os departamentos da empresa?

Um sistema para o futuro

Agora que já conseguiu organizar a sua correspondência online, há que mantê-la assim. Para que não volte a acumular uma pilha de e-mails, tenha esta regra de ouro em mente: deve verificar a sua caixa de entrada regularmente! Sim, bastam apenas 15 minutos ao início do dia ou ao fim do dia para que a situação não fuja ao seu controlo. Já imaginou que com um pouco de método pode poupar-se à chatice de ter de recomeçar de novo a ler, filtrar e eliminar um número de e-mails que nunca mais acaba?