É sabido que a Fundação de Serralves é um sítio mágico onde miúdos e graúdos podem desfrutar tranquilamente de um ambiente rico em cultura, arte e paisagens. Mas será que alguma vez deu conta que dispõe também de um conjunto de ateliers destinados a receber crianças com necessidades especiais?

Uma experiência que apela ao uso dos cinco sentidos

Serralves uniu esforços para dar resposta ao apelo de muitas instituições que acompanham crianças especiais: elaborou um programa semanal e mensal dinâmico que lhes permite partir à descoberta do património da Fundação de uma forma lúdica e bastante interativa.

As várias oficinas propostas oferecem mais que simples atividades. Visam uma experiência. Cada um destes meninos sentirá a sua curiosidade ser aguçada através de vários exercícios sensoriais e do contacto com novos temas, materiais e suportes. Aliás, num ambiente de pura afetividade e cumplicidade estes irão relacionar-se de uma forma inovadora com a pintura, o desenho, a expressão corporal e até com a natureza.

Além de proporcionarem muita diversão, todas as atividades planeadas visam alcançar objetivos educacionais: despertar atitudes relacionais, desenvolver a autonomia ou a capacidade de concretização são alguns deles, sempre acompanhados por técnicos qualificados.

Da oficina ao Parque e às Exposições

Para além dos ateliers oferecidos, a Fundação programou um conjunto de três visitas que vão ficar na memória destas crianças. Por exemplo, a visita-oficina prevê a realização de percursos temáticos que conjugam momentos de diálogo com a realização de experiências nas galerias de exposição. Já no Parque, os mais novos irão relacionar-se a um nível mais profundo com a natureza. Mas é a visita às exposições que vai apelar ao lado mais criativo dos pequenos intervenientes, uma vez que procura contextualizar as obras expostas e suscitar simultaneamente múltiplas interpretações que darão, sem dúvida, azo a grandes diálogos.

Devido à complexidade do programa todas as atividades estão sujeitas a uma marcação prévia junto do Serviço Educativo que está disponível de segunda à sexta-feira das 10h00 à 13h00 e das 14h30 às 17h00.